Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no DF

Carlo Kleber da Silva Rodrigues, José Gladistone da Rocha, Ricardo Alves Moraes

Resumo


Este artigo analisa a modalidade de educação a distância em instituições de ensino superior de cursos de Tecnologia da Informação na região do Distrito Federal do Brasil. Para consecução deste objetivo, percorrem-se os três passos mencionados a seguir. Inicialmente, discute-se brevemente a legislação de ensino a distância no Brasil; em seguida, realiza-se uma compilação de trabalhos recentes da literatura que tratam do assunto; por fim, faz-se uma pesquisa de campo com discentes de cursos superiores de Ciência da Computação e Sistema de Informações na região do Distrito Federal. As principais contribuições advindas da realização deste trabalho são permitir identificar os problemas enfrentados na realização de cursos ou disciplinas nessa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias do processo como um todo.

 

Palavras-chave: Educação a distância; Ensino superior; Aprendizagem.

 

Performance Analysis in Distance-Learning Higher-Education Programs of Information Technology in DF


Abstract


This article analyzes the modality of distance learning in higher education institutions of Information Technology programs in the region of the Federal District of Brazil. To achieve this goal, the following three steps are covered. Initially, it is briefly discussed the legislation of distance learning in Brazil; a compilation of recent literature works related to this subject matter is then carried out; at last, a field research is taken with students of programs in Computer Science and Information Systems in the region of the Federal District. The contributions arising from this work are to identify the main obstacles faced by students to accomplish programs or even individual courses under this learning modality and, above all, to propose solutions of improvements to the learning process as a whole.

 

Keywords: Distance learning; Higher education; Learning.


Palavras-chave


educação a distância; ensino superior;aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.651



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