Educação sem Distâncias: Novas Formas de Mediação da Aprendizagem – Um Estudo na Visão Dos Cursistas Rede E-Tec UFRN

Ana Catarina Alves Coutinho, Igor Matheus Barreto Gurgel

Resumo


A educação teve que incorporar novas formas de comunicação e interação devido à globalização, que tornou os espaços mais homogêneos e competitivos, obrigando a lidar com a inovação de conteúdos e de formas. Este trabalho tem como objetivo analisar a rede de ensino e-Tec Brasil com base nas vivências práticas dos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir da metodologia proposta por Tori (2002; 2003; 2010; 2017), em que se busca evidenciar a existência ou não da distância no ensino-aprendizagem, considerando os três tipos de distância: espacial, temporal e transacional. Este estudo se caracteriza como descritivo-exploratório quanto aos seus objetivos e, no que se refere ao tratamento do objeto, nomeia-se quantitativo. Os resultados evidenciam que a distância não é um limitador no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Entende-se que não há barreiras espaciais para o conhecimento desses alunos, o que, por sua vez, colabora para a existência de interação entre os professores e os materiais. Ainda há que considerar que, embora tenham sido detectados usos mecânicos de avaliação, isso não se reflete na sensação de proximidade entre aluno-professor e material.

Palavras-chave: Educação, Comunicação, Instrumentos tecnológicos, Rede e-Tec Brasil.


Education without Distance: New Ways of Mediation of Learning – a Study in the View of E-Tec UFRN Network Students


Abstract


Education had to incorporate new ways of communication and interaction,due to globalization, which has made spaces more homogeneous and competitive, in order to deal with the content and forms innovation. The objective of this work is to analyze the e-Tec Brazil learning network based on the practical experiences of students from Federal University of Rio Grande do Norte students, through the methodology proposed by Tori (2002; 2003; 2010; 2017) that seeks to evidence the existence of distance barriers in teaching-learning process, considering three types of distance: spatial, temporal and transactional. This study is characterized as descriptive-exploratory regarding its objectives, and also, regarding the treatment of the subject, it can be characterized as quantitative. The results have shown that distance is not a limiting factor to the teaching-learning process. It is understood that there are no space barriers to the knowledge, which corroborates to the existence of synergy/interaction between teachers and materials. This works also points out that, even thought mechanical uses of evaluation have not been detected, this does not reflect on the sense of closeness between student-teacher and material.

Keywords: Education, Communication, Technological instruments, e-Tec Brasil network


Palavras-chave


Educação, Comunicação, Instrumentos tecnológicos, Rede e-Tec Brasil.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.619



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