Editorial

Autores

  • Masako Oya Masuda Fundação CECIERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.23

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, envolvendo estudantes e professores no desenvolvimento de atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (Leis de Diretrizes e Bases) (MEC, 2009).
Com o desenvolvimento constante e acelerado das tecnologias da comunicação e da informação, surgem novos usos e possibilidades para os processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento e divulgação científica. Essas novas técnicas permitem, através da utilização crescente de multimídias e ferramentas de interação, novos processos de produção de enunciados voltados para o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões: material, emocional, social.
Aspectos como o distanciamento geográfico e contextos sociais diferenciados que, antes, dificultavam a colaboração entre as pessoas e diminuíam o acesso à informação passaram, ao contrário, a constituírem-se em fatores de enriquecimento do debate, principalmente graças ao avanço das mídias digitais e à expansão e à melhoria da internet.
Dentro deste contexto, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) desenvolve ações amplas em Educação a Distância, oferecendo a infraestrutura operacional ao Consórcio CEDERJ: iniciado em 2000. O Consórcio é um convênio entre as universidades públicas estaduais (UENF e UERJ) e federais (UFRJ, UFF, UNIRIO e UFRRJ) situadas no estado do Rio de Janeiro e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) para proporcionar educação de nível superior, de qualidade e gratuita, às pessoas com dificuldade de acesso à universidade, seja por viverem afastadas dos principais centros urbanos, seja pela indisponibilidade de tempo.
A Fundação CECIERJ também oferece o Programa de Pré-Vestibular Social e cursos de formação continuada para professores e profissionais afins, em exercício, no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Atua também, na área de popularização da ciência com diferentes projetos como a Caravana e a Lona da Ciência, a Praça da Ciência Itinerante, os Espaços da Ciência no interior do Estado, o projeto Jovens Talentos para Ciência, e a mostra Ver Ciência.
Na busca pela excelência na Educação Superior a Distância e com o objetivo de contribuir para uma ampla divulgação e discussão dos trabalhos nesta área, desenvolvemos a revista científica EAD em Foco. O objetivo é que ela propicie a abordagem de questões conceituais e metodológicas, bem como o acompanhamento do desenvolvimento das pesquisas, aplicadas ou teóricas na área de EAD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Masako Oya Masuda, Fundação CECIERJ

Presidente da Fundação CECIERJ

Downloads

Publicado

15-04-2010

Como Citar

Masuda, M. O. (2010). Editorial. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.23

Edição

Seção

Editorial