REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO

Autores

  • Simone Aparecida Tiziotto Universidade de São Paulo
  • Edson Walmir Cazarini Universidade de São Paulo
  • Jose Dutra Oliveira Universidade de São Paulo
  • Selma Martins Oliveira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.91

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de investigar e apresentar dados que podem contribuir para a identificação da Inovação efetivamente verificada nos últimos sete anos, na EAD (Educação a Distância) brasileira. Propõe uma discussão teórica orientada rumo às necessidades e trajetórias da Inovação na educação e do contexto da Inovação na EAD brasileira, bem como uma pesquisa de campo para conclusão da investigação. Para a obtenção dos resultados, foram analisados cinqüenta artigos apresentados em Congressos organizados pela ABED: Associação Brasileira de Educação a Distância, nos anos de 2004 a 2010, seguindo os procedimentos metodológicos de uma pesquisa exploratória descritiva, os quais proporcionaram a aquisição de visão global do tipo aproximativo em relação ao fato determinado. Na análise procurou-se identificar as inovações radicais e/ou incrementais dos processos nesta modalidade de ensino-aprendizagem. E ainda, buscou-se identificar os limites, as contribuições deste trabalho e as propostas para pesquisas futuras. Os resultados apontaram as principais inovações e seus respectivos percentuais de incidência, divididas em dezesseis áreas temáticas que variaram inovações pedagógicas e tecnológicas, até administrativas, institucionais e políticas, bem como as características destas inovações, as quais tem se mostrado essencialmente incrementais. Finalmente, observa-se que a capacidade de aprender com a análise reflexiva e com a experiência tornam-se fundamentais para as instituições de ensino brasileiras que pretendem inovar em seus projetos de EAD. Seja como for, os resultados mostraram-se satisfatórios validando a pesquisa apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Aparecida Tiziotto, Universidade de São Paulo

Atualmente é mestranda em Engenharia de Produção (USP - São Carlos), bolsista (CAPES). Foi Supervisora de Projetos na Equipe De Inovações em Tecnologias na Educação e Coordenadora de írea EAD VI e Professora auxiliar do Centro Universitário Claretiano de Batatais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na editoração de Material Didático para cursos na Modalidade EAD e atividade docente.

Edson Walmir Cazarini, Universidade de São Paulo

Edson Walmir Cazarini é graduado em Engenharia Mecânica (1971), mestre em Ciências da Computação (1976) e doutor em Engenharia Mecânica (1992), todos, pela Universidade de São Paulo. É pesquisador e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, nas seguintes áreas: Sistemas de Apoio à Decisão, Modelagem Organizacional e Educação a Distância. Pertence ao corpo editorial de 2 periódicos e é revisor de outros 2 periódicos. Em seu currí­culo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientí­fica, tecnológica e artí­stico-cultural são: Sistemas de Apoio à Decisão, Sistemas de Informação, Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento, Modelagem Organizacional, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Ambiente de Aprendizagem e Aprendizagem Colaborativa.

Jose Dutra Oliveira, Universidade de São Paulo

Técnico em Contabilidade na modalidade EaD.Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Fundação Armando ílvares Penteado (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999). Fez PósDoutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign na faculdade de Educação sobre Qualidade em EaD (2008-2009). É professor Livre-docente pela Universiidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Tecnologias de Aprendizagem, Design Instrucional, Sistemas de Informação. Possui experiência , desde 1999, em diversos LMS como BlackBoard, Teleduc e principalmente Moodle .Foi Coordenador de Design Instrucional do projeto USP/UNIVESP de 2010 a 2011. Atualmente é responsável pela capacitação dos tutores no projeto REDEFOR

Selma Martins Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia, MBA em Gestão Empresarial, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Mestrado em Engenharia Civil-Logí­stica de Distribuição - Universidade de Brasí­lia-UnB, Mestrado em Economia/Desenvolvimento Econômico-Universidade Federal de Uberlândia (incompleto), Doutorado em Economia Aplicada (incompleto) - Universidade Federal de Viçosa, Doutorado em Engenharia de Produção-Universidade de São Paulo - USP. - Universidade de São Paulo. . Atua nas atividades de docência (Graduação e Pós-Graduação), pesquisa e extensão na Universidade Federal do Tocantins-UFT. íreas do Conhecimento: Inovação. Gestão da Produção, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica de Custos, Ciclo de vida do Produto; Custos por Ciclo; Logí­stica, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Custos, Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, e EAD). Revisor de Periódico: IEEE Service Operations and Logistics, and Informatics, EURAM 2010 CONFERENCE, IJSEM - International Journal of Service Economics and Management Int IJTMKT - Int. of Technology Marketing (IJTMKT), [impp] Innovation: Management, Policy & Practice: Article review IGI Disseminator of Knowledge, Innovation: Management, Policy & Practice, Revista GEPROS, Revista Produção e Engenharia,; e Conferência Internacional de Engenharia e Tecnologia. Revisor Artigos: ENEGEP Encontro de Engenharia de Produção- SIMPOI Simpósio de Administração da Produção e Logí­stica Internacional - SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, Congresso Brasileiro de Custos, e Congresso de Controladoria e Contabilidade USP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção , com ênfase em Engenharia do Produto/Logí­stica e Gestão de Projetos. Atua principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial e Controladoria; Gestão de Projetos, Gestão Estratégica de Custos, Custeio Baseado em Ciclo de Vida de Produtos; Gestão da Inovação e Produção do Conhecimento, Ensino e Aprendizagem e Logí­stica

Downloads

Publicado

21-12-2011

Como Citar

Tiziotto, S. A., Cazarini, E. W., Oliveira, J. D., & Oliveira, S. M. (2011). REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO. EaD Em Foco, 2(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.91

Edição

Seção

Artigos Originais