Território e Desterritorialização: A EaD na Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Autores

  • Julia Cristina Granetto Moreira UNILA
  • Beatriz Helena Dal Molin Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.775

Resumo

A intenção desta pesquisa é apresentar o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, localizada na cidade de Cascavel/PR, discutindo o percurso para sua implantação. Será contextualizado o cenário; apresentado como foi e está sendo pensado e ocorrendo o processo de implantação local para a criação do NEaDUNI. A discussão se ampara em teorias e maneiras de conceber e pensar no ensino e aprendizagem, assim como novas e outras experimentações e desafios na forma de ensinar, aprender-aprendência e de desterritorializar os territórios já estabelecidos. Para o embasamento teórico utilizamos diversos autores: Deleuze e Guattari, Gallo, Dal Molin, Motter, Dans e Vitkowski, assim como documentos nacionais da Educação a Distância e da universidade citada.

Palavras-chave: Educação a distância. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Território. Desterritorialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Cristina Granetto Moreira, UNILA

Doutora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Cascavel: PR: Brasil). Professora de Lí­ngua Espanhola na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). jugranetto@gmail.com .

Beatriz Helena Dal Molin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Letras- Francês (1977), mestrado em Linguí­stica na área de Análise do Discurso pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Fez doutorado em Engenharia de Produção na área de Mí­dia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Defendeu a tese denominada: Do tear á tela: uma tessitura de linguagens e sentidos para o processo de Aprendência Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e Aprendência, comunicação, semiótica e conhecimento e leitura e hipertexto. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras/ Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Referências

ASSMANN, H. Reencantar a Educação: rumo í sociedade aprendente. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Referências de Qualidade para a educação superior a distância. Brasí­lia, 2007.

CATAPAN, Araci Hack. Tertium: o novo modo do ser, do saber e do apreender: Construindo uma taxionomia para mediação pedagógica em tecnologia de Comunicação Digital. Tese (Doutorado em Mí­dia e Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.

DAL MOLIN, B. Mapa referencial para construção de material didático para o Programa e-Tec Brasil [et al.]. Florianópolis: UFSC, 2008.

DAL MOLIN, B.; MOTTER, R. M. B. Educação a Distância para os sentenciados das unidades penais do Paraná e-sipris: rizoma, não decalque. ESUD: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém, 2013.

DANS, E. Todo va a Cambiar: Tecnologí­a y evolución: adaptarse o desaparecer. Barcelona: Centro Libros PAPF, S.L.U., 2010.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, G. O abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista com G. Deleuze. Editoração: Brasil, Ministério da Educação, TV Escola. Paris: Montparnasse. 2001. 459 min. Disponí­vel em: http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

GUATTARI, F.; RONILK, S. (2010). Micropolí­tica: cartografias do desejo. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

GALLO, S. Em torno de uma educação menor. Educação Realidade, Porto Alegre, v. 27, nº 2, p. 169-178, jul./dez. 2002. Disponí­vel em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/download/25926/1519.

GALLO, S. Deleuze & a Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GALLO, S. Conhecimento, transversalidade e currí­culo. Caxambu, 2001.

VITKOWSKI, J. R. Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.

Downloads

Publicado

28-06-2019

Como Citar

Granetto Moreira, J. C., & Dal Molin, B. H. (2019). Território e Desterritorialização: A EaD na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.775

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)