Território e Desterritorialização: A EaD na Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Julia Cristina Granetto Moreira, Beatriz Helena Dal Molin

Resumo


A intenção desta pesquisa é apresentar o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, localizada na cidade de Cascavel/PR, discutindo o percurso para sua implantação. Será contextualizado o cenário; apresentado como foi e está sendo pensado e ocorrendo o processo de implantação local para a criação do NEaDUNI. A discussão se ampara em teorias e maneiras de conceber e pensar no ensino e aprendizagem, assim como novas e outras experimentações e desafios na forma de ensinar, aprender-aprendência e de desterritorializar os territórios já estabelecidos. Para o embasamento teórico utilizamos diversos autores: Deleuze e Guattari, Gallo, Dal Molin, Motter, Dans e Vitkowski, assim como documentos nacionais da Educação a Distância e da universidade citada.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Território. Desterritorialização.

 


Territory and Deterritorialization: EaD at the State University of Western Paraná

Abstract


The intention of this research is to present the Distance Education Center of the State University of the West of Paraná, located in the city of Cascavel - Paraná, discussing the route for its implementation. The scenario will be contextualized and how the local deployment process for the creation of NEaDUNI was and is being considered and occurring. The discussion is based on theories and ways of conceiving and thinking about teaching and learning, as well as new and other experiments and challenges, in the form of teaching, learning and deterritorialization of established territories. For the theoretical basis we used several authors, such as Deleuze and Guattari, Gallo, Dal Molin, Motter, Dans and Vitkowski, as well as national documents of Distance Education and the said University.

 

Keywords: Distance Education. State University of Western Paraná. Territory. Deterritorialization.


Palavras-chave


Educação a Distância, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Território, Desterritorialização.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSMANN, H. Reencantar a Educação: rumo à sociedade aprendente. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Referências de Qualidade para a educação superior a distância. Brasília, 2007.

CATAPAN, Araci Hack. Tertium: o novo modo do ser, do saber e do apreender: Construindo uma taxionomia para mediação pedagógica em tecnologia de Comunicação Digital. Tese (Doutorado em Mídia e Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.

DAL MOLIN, B. Mapa referencial para construção de material didático para o Programa e-Tec Brasil [et al.]. Florianópolis: UFSC, 2008.

DAL MOLIN, B.; MOTTER, R. M. B. Educação a Distância para os sentenciados das unidades penais do Paraná e-sipris: rizoma, não decalque. ESUD – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém, 2013.

DANS, E. Todo va a Cambiar: Tecnología y evolución: adaptarse o desaparecer. Barcelona: Centro Libros PAPF, S.L.U., 2010.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, G. O abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista com G. Deleuze. Editoração: Brasil, Ministério da Educação, TV Escola. Paris: Montparnasse. 2001. 459 min. Disponível em: http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

GUATTARI, F.; RONILK, S. (2010). Micropolítica: cartografias do desejo. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

GALLO, S. Em torno de uma educação menor. Educação Realidade, Porto Alegre, v. 27, nº 2, p. 169-178, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/download/25926/1519.

GALLO, S. Deleuze & a Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GALLO, S. Conhecimento, transversalidade e currículo. Caxambu, 2001.

VITKOWSKI, J. R. Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.




DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.775



Direitos autorais 2019 EAD EM FOCO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS