Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras

Autores

  • Daniela Mendes Vieira da Silva Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática/Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-0485-4471
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática/Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-5543-6627
  • Victor Augusto Giraldo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática/Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-2246-6798

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.766

Resumo

O presente artigo apresenta um estado do conhecimento sobre comunidades virtuais de prática em dissertações e teses brasileiras publicadas até agosto de 2018. Este trabalho apresenta brevemente a metodologia de pesquisa do tipo estado do conhecimento, destacando suas principais características e delimitando seu escopo de busca. As contribuições dos oito trabalhos selecionados foram organizadas em categorias relacionadas e discutidas com base em seus autores, como preconiza a literatura. Como conclusão, destacamos a importância das comunidades virtuais, que agregam profissionais com interesses em comum e que, segundo os autores pesquisados, facilitam e promovem o compartilhamento de ideias, promoção de novos conhecimentos de maneira coletiva e integrada, com indícios de desenvolvimento profissional.

Palavras-chave: Comunidades virtuais de prática. Estado do conhecimento. Desenvolvimento profissional.

 

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Biografia do Autor

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Matemática da UFRJ, com Estágio Pós-Doutoral no Programa de Educação em Ciências e Matemática da UFRRJ, Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP, Mestrado em Modelagem Computacional pela UERJ e Licenciatura em Matemática pela UFRRJ. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (UFRJ) e Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro. Lí­der do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Inclusão e Formação de Professores de Matemática, cadastrado no CNPq. Foi Professor do Departamento de Matemática da FFP/UERJ, onde atuou como Coordenador de Graduação em Matemática, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT/UERJ) e, também, Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Procientista UERJ/FAPERJ). Antes disso, foi Professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio, Coordenador de Matemática nas Diretorias de Extensão e de Mí­dias Digitais da Fundação CECIERJ, Professor Pesquisador do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da UFF, Coordenador de Tutoria do Programa de Formação de Professores de Matemática do Estado de São Paulo e Coordenador Geral de Matemática dos Programas de Formação Continuada da SEEDUC-RJ/CECIERJ. Além disso, foi Professor Substituto nas áreas de Matemática e Educação Matemática na UFRJ, na UERJ e na UFRRJ, além ter sido bolsista de desenvolvimento de projetos em EaD na UNIRIO, e professor na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Educação Matemática Especial e Inclusiva, Formação do Professor de Matemática,Tutoria e Gestão de Cursos a Distância.

 

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Publicado

29-05-2019

Como Citar

Mendes Vieira da Silva, D., da Conceição Esquincalha, A., & Giraldo, V. A. (2019). Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.766

Edição

Seção

Revisões