Gestão da Produção de Recursos Educacionais em Áudio e Vídeo: A Experiência do Laboratório de Educomunicação da Universidade Franciscana/RS

Taize de Andrade Machado Lopes, Fabiana da Costa Pereira, Iuri Lammel

Resumo


Este artigo consiste num relato de experiência que teve como objetivo descrever como ocorre o processo de produção de áudios e vídeos didáticos no Laboratório de Educomunicação da Universidade Franciscana, em Santa Maria/RS, além de compartilhar reflexões provenientes das experiências vivenciadas pela equipe multidisciplinar de apoio, composta por profissionais de áreas como Ciência da Computação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Pedagogia, entre outras, além de equipamentos tecnológicos específicos. A experiência dos autores como gestores da EAD demonstra que é imprescindível a definição de um fluxo de produção e sistema de controle, construção de cenário e padronização do figurino para as videoaulas, roteirização dos conteúdos e capacitações docentes regulares. Como conclusão, ressalta-se que, apesar de os custos institucionais de produção serem significativos, sua disponibilização é imprescindível, na medida em que são instrumentos eficazes em aulas a distância, tornando-as mais atrativas para o estudante e potencializando o ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação a distância. Videoaula. Audioaula. Universidade Franciscana.

 


Production Management of Educational Resources in Audio and Video: The Experience of the Educommunication Laboratory of the Franciscana University / RS

 

Abstract
This article aims to describe how the production process of audio and didactic videos takes place in the Laboratory of Educommunication of the Franciscana University, in Santa Maria / RS. It shares reflections from the experiences of the multidisciplinary support team, composed by professionals from such areas as Computer Science, Journalism, Advertising and Teacher Preparation, among others, as well as specific technology equipment. The researchers’ experience as managers of the Distance Education Program demonstrates that it is essential to define a production flow and control system, scenario set up and costumes standardization for video lectures, content scripting and regular teacher training. The conclusion is that, although the institutional costs of production are significant, their availability is essential since they are effective tools in distance classes, making them more attractive for the student and enhancing teaching and learning.

 


Keywords: Distance education. Video Lecture. Audio Lecture. Franciscana University.


Palavras-chave


Educação a distância; Vídeoaula; Audioaula; Universidade Franciscana

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.746



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