UMA EXPERIÊNCIA DE EaD SOB AVALIAÇÃO: A PERSPECTIVA DISCENTE SOBRE A GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA NA UAB/UNICENTRO

Janaína Helfenstein

Resumo


Com o fim de produzir subsídios para a avaliação do curso de Licenciatura em História na modalidade EaD da UNICENTRO/UAB, o presente artigo apresenta um perfil dos discentes que o integram, bem como investiga as motivações que os levaram a optar por esta modalidade de ensino. Ao longo da pesquisa foi possível, ainda, ouvir os alunos e mensurar suas opiniões a respeito das vantagens e desvantagens do método de ensino que escolheram (EaD), de seus níveis de satisfação com o curso de licenciatura em que estão inseridos (História), do material didático disponibilizado e, finalmente, da oportunidade de conquistarem uma formação profissional de nível superior. Para a realização deste estudo foi elaborado um questionário estruturado, submetido aos acadêmicos matriculados nos cinco polos UAB/UNICENTRO onde o referido curso de História é oferecido. Para a compreensão dos dados obtidos, as informações coletadas foram sistematizadas em gráficos e quadros que possibilitaram a obtenção das análises e conclusões apresentadas ao longo deste texto. A partir do estudo empreendido, foi possível constatar que a EaD é um viabilizador positivo da proliferação do ensino superior, na perspectiva dos discentes consultados. Em particular, concluímos que, sob o ponto de vista dos alunos que o integram, o curso de Licenciatura em História, na modalidade EaD, oferecido pelo Departamento de História do Campus Santa Cruz da UNICENTRO, cumpre uma das principais propostas do Programa UAB do Governo Federal que é permitir o acesso ao ensino superior às pessoas que não teriam oportunidade de cursar uma graduação no modelo presencial.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.74



Direitos autorais 2018 Revista EaD em FOCO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS