Editorial v. 5, n. 3 (2015) – 5 Anos da Revista EAD em Foco!

Esteban Lopez Moreno, Luiz Gustavo Ribeiro Rolando

Resumo


Há 5 anos a Revista EAD em Foco lançava sua primeira edição, como resultado do esforço de diversos profissionais engajados em difundir a produção acadêmica da educação a distância, especialmente no Brasil e na América Latina. Para uma revista científica tradicional, não é tanto tempo, mas rapidamente nos firmamos como uma das publicações mais sólidas, dinâmicas e relevantes da área. Não foram poucos os motivos e desafios.

A partir deste ano a revista passou a contar com o Digital Object Identifier System (DOI), sistema que fornece infraestrutura técnica para o registro e uso de identificadores persistentes interoperáveis para uso em redes digitais. O DOI é um código utilizado para identificar exclusivamente determinado conteúdo utilizado especialmente para documentos eletrônicos, como artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos. De forma prática, a utilização do DOI auxilia na identificação de um artigo, possibilitando a sua quantificação e divulgação quando citado em outros documentos.

Para facilitar esta operação (e outras!), passamos a contar com uma das versões mais atualizadas do sistema SEER/OJS, principal software para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas no mundo. Dessa forma, todas as nossas publicações ganharam maior visibilidade e facilidades técnicas, como exportação de citações, comentários e navegabilidade. Junto com a atualização da versão, passamos a dispor de uma reforma de identidade visual, tornando a revista mais moderna e atraente. Prestamos aqui homenagem especial ao editor de leiaute Fábio Gouvêa Carneiro, pela criatividade demonstrada na criação dos novos leiaute e logotipo da revista, bem como das capas dos números publicados ao longo deste ano.

Outro objetivo alcançado era vincular a revista em novas bases de dados. Atualmente a EAD em Foco encontra-se indexada nas seguintes bases de dados: CrossRef, IBICT, Latindex, Index Copernicus Internacional, BASE - Bielefeld Academic Search Engine, Diadorim, Issuu e Google Acadêmico, e não vamos parar por aí. A indexação em importantes bases de dados possibilita maior divulgação dos artigos, ao mesmo tempo que confere credibilidade à revista, uma vez que é um critério central na avaliação da Capes para posicionamento de um periódico científico dentro dos estratos de cada área de pesquisa.

No mês de outubro, a Capes anunciou os resultados de atualização do Qualis periódicos, apresentando a classificação dos periódicos científicos nos anos de 2013 e 2014. Pela avaliação de 2013, a EAD em Foco foi classificada no estrato B1 em Ensino, nossa melhor classificação, mas objetivamos ir além disso. Em geral, os periódicos científicos estão vinculados aos programas de pós-graduação, que por sua vez compõem cada uma das áreas de avaliação da Capes. Os critérios utilizados para classificar um periódico variam entre as diversas áreas. Os principais fatores utilizados são: constar em bases de indexação, periodicidade, quantidade de artigos publicados e diversidade institucional dos autores, entre outros.

 

É com grande satisfação que apresentamos o terceiro número do volume cinco da Revista EAD em Foco. Esta edição coroa o conjunto de conquistas obtidas recentemente, fruto de intenso período de trabalho de reformulação da revista. Antes de mais nada, somos gratos àqueles que se dedicaram à reestruturação da revista, apoiando-nos com suas ideias e, principalmente, executando ações específicas que possibilitaram, pela primeira vez na história da revista, a publicação de três números em um único ano.

Expressamos nossa gratidão aos membros do conselho editorial científico, oriundos dos quatros cantos de nosso Brasil - e de fora dele! -, que trabalharam de forma voluntária emitindo pareceres de avaliação dos originais submetidos à EAD em Foco. Foi um minucioso trabalho realizado às cegas, baseado em critérios de qualidade que garantem a idoneidade desta revista perante a comunidade científica. Ao final de todo este processo, os artigos ainda passam por uma revisão meticulosa realizada por uma equipe de profissionais especializados. São eles: Maria das Graças Ramos, Maria Elisa Silveira, Lícia Matos e Alexandre Alves, além da revisão de inglês por Diana Castellani e Vittorio Lo Bianco.

Agradecemos também ao apoio institucional provido pela Fundação Cecierj, nas pessoas das professoras Masako Oya Masuda, Elizabeth Soares Bastos e de nosso presidente, Carlos Bielschowsky, sem os quais não seria possível a edição da revista. Por último, e mais importante, fazemos honrosa menção aos autores, pesquisadores no campo da Educação a Distância, por confiarem seus estudos à avaliação e divulgação pela Revista EAD em Foco.

Este conjunto de conquistas nos impõe o desafio constante de afirmar a qualidade de nossa revista, por meio da eficiência e adequação nos processos de submissão, avaliação e edição, adicionando o recente aumento do número de submissões de novos manuscritos. Não obstante os desafios, como diziam os antigos navegadores, relembrados nos belos versos do poeta luso Fernando Pessoa: “navegar é preciso”.

 

Naveguemos, ora pois!

Editores.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.387



Direitos autorais 2018 Revista EaD em FOCO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidades consorciadas