Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj

Robson Marques de Souza, Marcelo Almeida Bairral

Resumo


Este artigo é recorte de uma pesquisa de mestrado que analisou aspectos da formação inicial em Matemática no Polo do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) em Paracambi-RJ. Exemplifica sucintamente diferentes ferramentas disponibilizadas na plataforma e reflete sobre possíveis formas de promover interação entre licenciandos em Matemática. Ilustra acessos em três disciplinas (Matemática Discreta, Pré-Cálculo e Instrumentação no Ensino de Geometria (IEG)) obtidos por meio do histórico de entradas no ambiente no período de julho a dezembro de 2013. Identifica momentos específicos nos quais os licenciandos utilizam as ferramentas comunicativas para estabelecer contato com professores, tutores e colegas de curso, seja para sanar dúvidas, realizar ou postar atividades. Esses momentos estão concentrados nos períodos de avaliação, sendo uma exceção a disciplina IEG, na qual se detectou um acesso mais regular e indícios que sugerem maior interação no ambiente virtual da disciplina.

Palavras-chave: Educação a Distância, Plataforma Cederj, Licenciatura em Matemática, interação.

 



Access or Interact? An Analysis of Undergraduate Courses of the Prospective Mathematics Teachers at CEDERJ

Abstract
This article is part from a master's degree research that analyzed aspects of prospective mathematics teachers at the Polo Cederj in Paracambi-RJ. It briefly describes various tools available on the platform and reflects on ways to promote interaction among undergraduates students in Mathematics. It illustrates the access in three subjects (Discrete Mathematics, Pre-Calculus and Didactic of Geometry (DG)) obtained through the log access in the virtual environment in the period from July to December, 2013. It identifies specific times in which prospective teachers seek the tools and use them to make contact with teachers, tutors and fellow course, is to clarify doubt, perform or post activities. These moments are concentrated in the periods of assessment, as an exception to DG subject, in which were found more regular access and evidence to suggest more interaction within virtual environment of course.


Keywords: Distance Education, Cederj platform, Undergraduate Mathematics Courses, interaction.


Palavras-chave


Educação a Distância; Plataforma CEDERJ; Licenciatura em Matemática; Interação.

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.356



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