Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro

Lauriza Quina Barreto do Nascimento, Maria João Leal, Maria João Spilker, Lina Morgado

Resumo



Este trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.

Palavras-chave: Modelos de tutoria; Educação a distância; e-Learning; Universidades abertas. 


Tutoring and Tutor in Distance Education: Portraits of the Present versus Visions for the Future

Abstract 
This paper presents a case study in its preliminary stage. It relies on the hypothesis that tutoring at a Distance and e-Learning, in higher education, is based on pedagogical and organizational models and leads to several different practices, requiring specific skills from the Tutor. A course is presented which is aimed at teachers, tutors and trainers . The research used a questionnaire to collect data about the level of satisfaction with the course and the perception of students about the learning success, as well as an analysis digital conceptual maps created by the participants. The research aims to contribute to the debate on current and future models and practices in distance education tutoring and to the improvement of future editions of the course. The results indicate that the course (objectives, methodology and curriculum) largely meets the expectations of the participants and academic requirements. It is important to deepen the knowledge in the field of tutoring models and practices, as well as the role and functions to perform by tutors--actors who face challenges set by emerging technologies and pedagogies.

Keywords: Tutoring models; Distance education; e-Learning; Open universities.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.296



Direitos autorais 2018 Revista EaD em FOCO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS