EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATE

Autores

  • Claudia Silveira Cunha
  • Alcenir Soares Reis

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.29

Resumo

Discute-se, a partir do processo de formação acadêmica e da experiência de trabalho na modalidade de educação à distância a importância de se incorporar, nas equipes de produção de material educativo para Educação à Distância (EAD) a dimensão informacional com o objetivo de evidenciar a interação e a contribuição entre a Educação à Distância (EAD) e a Ciência da Informação (CI). Destaca-se que a ausência das dimensões de seleção, organização, tratamento e disseminação da informação, atividades intrínsecas dos profissionais da informação (bibliotecários, cientistas da informação) atuam como variáveis intervenientes e limitadoras tanto na produção do material didático quanto na efetividade do processo de ensino-aprendizagem no âmbito deste processo educacional. Enfatizam-se as contribuições e as potencialidades de incorporação de fundamentos e técnicas informacionais que poderão advir da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, tanto no trabalho das equipes de produção quanto nas orientações de aprendizagem destinadas ao corpo discente, participantes da formação à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Silveira Cunha

Mestre em Educação pela Universidade de Framingham - Massachusetts e Universidade de Brasí­lia (UnB). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de MinasGerais - UFMG.

Alcenir Soares Reis

Mestre em Biblioteconomia. Doutora em Educação pela Universidade Federal de MinasGerais - UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da Universidade Federal de Minas Gerais: UFMG.

Downloads

Publicado

06-10-2011

Como Citar

Cunha, C. S., & Reis, A. S. (2011). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATE. EaD Em Foco, 2(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.29

Edição

Seção

Artigos Originais