REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Fátima Kzam Lacerda UERJ, CEDERJ
  • Luiz Fernando Perez Moraes CEDERJ, UAB
  • Cristina Rodrigues Abrahão CEDERJ, UAB
  • Maria Cristina Bessa Lippmann CEDERJ, UAB

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.27

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar o Curso de Pedagogia para as séries iniciais oferecido na modalidade semipresencial em um Polo de apoio presencial situado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro no que se refere ao processo de avaliação e suas implicações. São analisados o projeto político pedagógico do curso, as ferramentas de avaliação, o sistema de tutoria presencial e os resultados externos utilizando pesquisa bibliográfica e de campo. Verificou-se a necessidade de que o Projeto Político Pedagógico seja mais conhecido, vivenciado e discutido pelos diferentes sujeitos/atores da educação a distância. Nesta perspectiva, espera-se contribuir para o aprofundamento da reflexão e consequente aperfeiçoamento do processo avaliativo da aprendizagem e institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Kzam Lacerda, UERJ, CEDERJ

Prof. Assistente do Departamento de Processos Bioquí­micos do Instituto de Quí­mica da UERJ, Diretor de Pólo de Apoio presencial do CEDERJ/UAB, Doutoranda do Programa Multidisciplinar em Meio Ambiente da UERJ (PPGMA).

Luiz Fernando Perez Moraes, CEDERJ, UAB

Pedagogo pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (FFSD-NF), tutor do Polo de apoio presencial de Nova Friburgo CEDERJ/UAB.

Cristina Rodrigues Abrahão, CEDERJ, UAB

Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (FFSD-NF), tutora do Polo de apoio presencial de Nova Friburgo CEDERJ/UAB.

Maria Cristina Bessa Lippmann, CEDERJ, UAB

Ciências Econômicas pela PUC-RIO, Direito pela Estácio de Sá, Técnica de ní­vel superior da UERJ/IPRJ, Apoio técnico administrativo do Polo de apoio presencial de Nova Friburgo.

Downloads

Publicado

21-12-2011

Como Citar

Lacerda, F. K., Moraes, L. F. P., Abrahão, C. R., & Lippmann, M. C. B. (2011). REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA. EaD Em Foco, 2(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.27

Edição

Seção

Artigos Originais