A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende.

Marcos Antonio Gomes Xavier

Resumo


Este artigo trata da Gestão da Educação a Distância pelas instituições de ensino superior, parceiras da Universidade Aberta do Brasil, descrevendo fatores estruturais e organizacionais essenciais para a gestão de qualidade. Através do estudo de caso, com desenvolvimento de pesquisa exploratória, no Polo de Apoio Presencial do Município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, foi possível observar que o polo é elemento-chave no sistema para que propicie ensino de qualidade; para tanto, enfatiza-se a importância do papel do gestor do polo nesse contexto.

Palavras-chave: Gestão; Educação a distância; Polo de apoio presencial.

 


The Public Management of Open University of Brazil: A Case Study in Resende Learning Support Center

 

Abstract

This article reports how higher education institutions, partners of the Open University of Brazill, deals with Distance Education Management, by describing structural and organizational factors, essential for a quality management. Through the case study, with exploratory development, he Learning Support Center in the municipality of Resende in the state of Rio de Janeiro, we observed that the Polo is a key element in the system, that provides quality education, therefore, it is emphasized the important role of the manager at this Learning Center in this context.

 

Keywords: Management; Distance Education; Learning Support Center.


Palavras-chave


Gestão; Educação a Distância; Polo de Apoio Presencial.

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v6i1.242



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