A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Fabiana Sesmilo de Camargo Caetano Unicesumar - Centro Universitário Cesumar
  • Isabela Quaglia Unicesumar- Centro Universitário Cesumar

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v4i2.235

Resumo

Esta pesquisa propôs como tema de estudo a utilização da plataforma Moodle em cursos presenciais. O intuito desta pesquisa foi verificar a importância da utilização das novas tecnologias como ferramenta de incentivo ao estudo para o aluno matriculado no Ensino Superior presencial. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica e a pesquisa elaborada de forma qualitativa por meio de aquisição de diálogos, relatórios de acesso e gráficos de realização das atividades fornecidos pela plataforma e questionários. As referências levantadas tiveram por finalidade descrever o uso da tecnologia que está presente no cotidiano do aluno e se há dificuldade de utilizar a ferramenta Moodle. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior situada no noroeste do Paraná-Brasil, na qual foi denominada Alpha. O estudo teve como conclusão que a prática em sala de aula, juntamente com a ferramenta Moodle, oportuniza o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a tecnologia pode direcionar os alunos para que se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.

Palavras-chave: Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem. Ensino presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Sesmilo de Camargo Caetano, Unicesumar - Centro Universitário Cesumar

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pós - Graduada em Cooperativismo com ênfase no Quadro Social pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUC), Pós-graduada em Ensino a Distância e tecnologias educacionais, pela Unicesumar. Atua como Professora Tutora Mediadora da disciplina de Formação Sociocultural e Ética na Unicesumar.

Isabela Quaglia, Unicesumar- Centro Universitário Cesumar

Mestre em Promoção da Saúde - (linha de pesquisa em Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde), Especialista em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais, Graduada em Pedagogia com Bacharelado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Licenciatura em Educação Infantil - anos iniciais do Ensino Fundamental e Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio pela UniCesumar - Centro Universitário Cesumar. Participa do grupo de pesquisa do CNPq Formação Docente (GPFD) e Comunicação no ambiente digital (COMAMDI) e é membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atualmente atua como Assessora de Coordenação de Ensino de Graduação e Professora Orientadora dos Cursos de Pós-graduação em Educação do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UniCesumar - Centro Universitário Cesumar e também como Tutora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Pedagogia (modalidade a distância) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

30-10-2014

Como Citar

Caetano, F. S. de C., & Quaglia, I. (2014). A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. EaD Em Foco, 4(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v4i2.235

Edição

Seção

Estudos de Caso