A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Fabiana Sesmilo de Camargo Caetano, Isabela Quaglia

Resumo


Esta pesquisa propôs como tema de estudo a utilização da plataforma Moodle em cursos presenciais. O intuito desta pesquisa foi verificar a importância da utilização das novas tecnologias como ferramenta de incentivo ao estudo para o aluno matriculado no Ensino Superior presencial. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica e a pesquisa elaborada de forma qualitativa por meio de aquisição de diálogos, relatórios de acesso e gráficos de realização das atividades fornecidos pela plataforma e questionários. As referências levantadas tiveram por finalidade descrever o uso da tecnologia que está presente no cotidiano do aluno e se há dificuldade de utilizar a ferramenta Moodle. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior situada no noroeste do Paraná-Brasil, na qual foi denominada Alpha. O estudo teve como conclusão que a prática em sala de aula, juntamente com a ferramenta Moodle, oportuniza o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a tecnologia pode direcionar os alunos para que se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.

Palavras-chave: Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem. Ensino presencial.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v4i2.235



Direitos autorais 2018 Revista EaD em FOCO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS