A VIRTUALIZACAO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO

Fernanda Roda Cassundé, José Ricardo Costa Mendonça

Resumo


A expansão das instituições de ensino superior (IES) brasileiras tem impulsionado a adesão das universidades à educação a distância (EAD), situação especialmente favorecida com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs). O objetivo é responder às demandas educacionais atuais, que são decorrentes de uma nova ordem econômica mundial. O que se tem percebido é um notório avanço do uso da EAD, tanto em instituições públicas como em particulares, representando a propagação de uma nova educação em concordância com a sociedade do conhecimento e as novas tecnologias. Assim, diante desse cenário educacional brasileiro, torna-se importante entender como o avanço da EAD aconteceu, a fim de conhecer as suas perspectivas e o modo como está sendo viabilizada pelas IES.

 

Palavras-chave:  Educação a distância. Ensino superior. Virtualização do ensino.


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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.207



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