LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NESSE CONTEXTO

Rosa Maria Rigo, Maria Inês Côrte Vitória

Resumo


Este artigo objetiva apresentar resultados parciais coletados no projeto de extensão denominado Comunidade Virtual Espiritualidade na Educação. A presente experiência foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na modalidade totalmente a distância, utilizando a Plataforma Moodle. O projeto foi organizado para acontecer em oito módulos, totalizando 64 horas. Foi oferecido a 115 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de diversos estados e países de latino-americanos, cuja inscrição foi opcional, interessados no tema proposto. Trata-se de um estudo interpretativo, de abordagem qualitativa, em que foram analisados excertos acerca da mediação pedagógica e os resultados desta nas leituras e na produção da escrita. O instrumento de análise das escritas foi as postagens especificamente registradas no diário de bordo dos participantes. O diário é um documento em que o autor dialoga consigo mesmo, analisando percursos, revendo posicionamentos. Esse espaço tem como objetivo também permitir ao participante registrar suas impressões sobre qualquer assunto. Especificamente, neste trabalho, o objetivo foi obter um posicionamento particular do professor participante, compartilhado apenas com o professor e o tutor. Os pressupostos teóricos escolhidos para refletir partem dos autores Nóvoa (1992), Palloff e Pratt (2013) e Souza (2003), dentre outros, pela relação de aproximação com o objeto do estudo. Desse modo, a investigação assume a seguinte problemática: de que maneira a mediação pedagógica atua sobre os processos de leitura e escrita em contextos virtuais de aprendizagem e como ambos podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores participantes?  
Palavras-chave: Mediação pedagógica. Leitura e escrita. Ambientes virtuais de aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.203



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