GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEDERJ - POLO DE ITAPERUNA

Edson Terra Azevedo Filho, Cristiano Souza Marins, Rodrigo Anido Lira

Resumo


A proposta deste trabalho foi investigar o modelo de gestão da avaliação da aprendizagem adotado pelo Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ, visando verificar se atende aos preceitos norteadores estabelecidos pelo Ministério da Educação, por meio dos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Para o atendimento desse objetivo, utilizou-se como metodologia, inicialmente, a revisão bibliográfica sobre o tema corrente. Posteriormente foram realizadas entrevistas com tutores presenciais e com o coordenador do curso de Administração do CEDERJ do Polo de Itaperuna, visando analisar as práticas da instituição em relação à gestão da avaliação da aprendizagem. A partir da coleta de dados foi utilizado o método de análise de conteúdo, de modo a verificar a aderência do modelo estudado ao referencial teórico. A partir da análise dos resultados da pesquisa, à luz da metodologia adotada, pôde-se constatar que o modelo estudado efetivamente se enquadra nas diretrizes adotadas como referencial. Apesar disso, visando contribuir com a melhora constante dos aspectos relacionados à Educação a Distância (EaD), este trabalho sugere algumas adequações para tornar o modelo em questão ainda mais eficiente.      
Palavras-chave: Educação a distância (EaD). Gestão da avaliação da aprendizagem. CEDERJ. Ensino de Administração. 

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.179



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