A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA

José Ailton Forte Feitosa, Ivoneide Pinheiro de Lima, Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Resumo


O presente estudo investigou as interações ocorridas em duas disciplinas (Física Introdutória I e II), ministradas na modalidade semipresencial, ligadas ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia utilizada consistiu no primeiro momento em analisar dois registros de sessões de Chat, com o intuito de identificar padrões de recorrência comuns; outra parte da metodologia consistiu em aplicar um questionário com oito questões a 135 alunos matriculados nas referidas disciplinas em doze polos do curso de Licenciatura em Química, ofertado pela parceria UFC /UAB. A pesquisa teve como finalidade investigar a concepção destes alunos a respeito da utilização do Chat no esclarecimento de dúvidas de listas de exercícios de Física. O ambiente de aprendizagem a distância utilizado foi o Solar.  Os resultados apontam que apesar das limitações da ferramenta Chat, a sua utilização foi importante para o esclarecimento das dúvidas e o aumento da interação entre professor/tutor - aluno e alunos-alunos. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.144



Direitos autorais 2018 Revista EaD em FOCO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidades consorciadas