EAD E AS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE E SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE REDE SOCIOTÉCNICA

Fátima Kzam Lacerda, Fátima Teresa Braga Branquinho

Resumo


Este trabalho propõe a utilização do conceito de rede sociotécnica, como preconizado por Bruno Latour, para analisar as concepções de meio ambiente e saúde de estudantes de cursos de licenciatura a distância. É enfatizada a indissociabilidade entre a Educação e a Educação Ambiental, o papel desta na formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade com o meio ambiente e a importância da Educação a Distância na formação de educadores em Ciências. A rede sociotécnica da EAD é analisada utilizando-se o modelo dos cursos semipresenciais de formação de professores do CEDERJ/UAB. Resultados da pesquisa realizada com estudantes dos cursos de Pedagogia das séries iniciais e Licenciatura em Ciências Biológicas de um polo de apoio presencial situado em um município da região serrana do estado do Rio de Janeiro são apresentados.


Palavras-chave


Educação a Distância. Educação em Ciências. Meio ambiente. Saúde. Rede sociotécnica.

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.12



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