Histórico do periódico

O projeto da Revista EaD em Foco foi gestado em 2009 pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj, então dirigida pela professora Miran Crapez (Universidade Federal Fluminense), motivada pelo difusão da produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância.

A Revista EaD em Foco foi oficialmente criada em 2010 e, desde então, tem sido publicada regularmente, com periodicidade anual (até 2013), semestral (2014) e quadrimestral (desde 2015). A partir de 2018, o fluxo de submissão e de publicação de artigos na revista EaD em Foco passou a ser continuo, ao invés de três edições ao ano. Os artigos aprovados e revisados passam a ser publicados em uma versão “preprint”, e posteriormente publicados com os últimos ajustes e diagramação. Após essa alteração, o tempo médio de publicação das pesquisas aprovadas passou a ser de apenas 140 dias, desde a submissão até a publicação final.

Seu primeiro editor-chefe foi Fábio Alencar (2010), sendo substituído por Esteban Moreno (2011 ate o momento), ambos da Fundação Cecierj. Entre 2014 e 2015 também colaboraram nessa função a professora Gabriella Dias de Oliveira (Antares Consultoria e UFRJ) e, a partir de 2015, o professor Luiz Gustavo Ribeiro Rolando (Fundação Cecierj).

A revista passou por reforma gráfica em meados de 2014, recebendo nova identidade visual para os artigos.    

Figura 1: “Banner” original da Revista EaD em Foco (de 2010 a 2014).


A partir de 2014, passou a ter também o DOI como indexador, sendo depois ampliado para todas as publicações já realizadas na revista.

Cabeçalho da página

Figura 2: “Banner” da Revista EaD em Foco (de 2014 até hoje).


Até 2017, a Revista EaD em Foco teve a classificação B1 no Qualis/CAPES na área de ENSINO. Em 2018 foi indicada com o Qualis A3 na Avaliação preliminar dos periódicos da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior. De acordo com o documento oficial da Capes (ofício circular nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES), a Revista EaD em Foco figura entre os periódicos especializados em EaD de maior destaque entre as instituições de ensino superior no Brasil e encontra-se no maior patamar entre as revistas com o mesmo tema.

Em 2018 alguns dos melhores artigos selecionados passaram a ser traduzidos para a língua inglesa, sem qualquer ônus para os autores. A partir de 2019,  faciliar o público pesquisador brasileiro, as normas de publicação mudaram do formato APA para ABNT.

Em 2019 a EaD em Foco foi indicada com o Qualis A3 na Avaliação preliminar dos periódicos da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior. De acordo com o documento oficial da Capes (ofício circular nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES), a Revista EaD em Foco figura entre os periódicos especializados em EaD de maior destaque entre as instituições de ensino superior no Brasil.

No momento, a revista EaD em Foco está passando por uma nova reforma gráfica e atualização de seu sistema de editoração (OJS). Os nossos esforços atuais estão direcionados para a inclusão no sistema DOAJ/Scielo, o que ampliará sua visibilidade no cenário mundial.