Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista EaD em Foco é uma publicação científica em formato eletrônico, com periodicidade quadrimestral da Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de educação à distância (EaD), inseridos em instituições do Brasil e do exterior.

 

Estão entre suas atribuições:


1. Abordar as questões conceituais e metodológicas, bem como, os desenvolvimentos da pesquisa, aplicada ou teórica, na área de educação a distância (EaD);


2. Difundir a produção científica de pesquisadores da área de educação a distância (EaD), inseridos em Institutos de pesquisa e de educação superior no Brasil e no exterior;


3. Propiciar um espaço para o debate teórico acerca de áreas de enfoques específicos.

 

Políticas de Seção

Editorial

Responsabilidade do(s) editor(es) contendo, no máximo, 4.000 caracteres incluindo os espaços.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Coleção de artigos relacionados a um tema específico em destaque.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos originais

De submissão aberta, correspondem a trabalhos originais contendo revisão crítica ou resultado de pesquisas de natureza empírica ou conceitual.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos de Caso

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisões

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções autorizadas

Artigos internacionais relevantes cuja tradução foi autorizada pelos autores e pela revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

  1. Os textos enviados para a submissão serão pré-avaliados pelo Conselho Editorial da revista e, posteriormente, encaminhados para dois avaliadores. Havendo pareceres contrários, os textos serão encaminhados a um terceiro avaliador.
  2. Em caso de necessidade, o Comitê Editorial poderá enviar artigos específicos para avaliadores ad hoc, não integrante do Conselho Editorial Científico, observando-se a titulação mínima de Doutor e especialidade na área do texto em questão.
  3. Será garantido o anonimato dos autores e dos avaliadores no processo de submissão dos textos.
  4. Cabe ao Comitê Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.
  5. Alguns trabalhos presentes nas edições podem ser resultado de convites encaminhados a especialistas, em função de sua notória competência e excelência acadêmica na área.
  6. Em sentido similar, o Conselho Editorial pode analisar a pertinência da publicação de resultados de eventos científicos da área. Nos dois casos, os trabalhos tramitam pelos procedimentos de avaliação e edição, sob responsabilidade do Conselho Editorial.

 

Periodicidade

Revista de formato quadrimestral, contendo seção de Editorial, Artigos Originais, Estudos de Caso e Revisões.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre a EaD em Foco

A revista EaD em Foco é uma publicação científica em formato eletrônico, com periodicidade quadrimestral da Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de educação a distância (EaD), inseridos em instituições do Brasil e do exterior.

 

Estão entre suas atribuições:


1. Abordar as questões conceituais e metodológicas, bem como os desenvolvimentos da pesquisa, aplicada ou teórica, na área de educação a distância (EaD);


2. Difundir a produção científica de pesquisadores da área de educação a distância (EaD), inseridos em Institutos de pesquisa e de educação superior no Brasil e no exterior;


3. Propiciar um espaço para o debate teórico acerca de áreas de enfoques específicos.

 

 

Indexação

A Revista EaD em Foco está atualmente indexada nas seguintes bases de dados: