Sobre a Revista

A revista EaD em Foco é uma publicação cientí­fica em formato eletrônico, sem custos envolvidos no processamento ou publicação, com periodicidade contí­nua da Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj. Tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de educação a distância (EaD), inseridos em instituições do Brasil e do exterior.

Estão entre suas atribuições:

  1. Abordar as questões conceituais e metodológicas, bem como os desenvolvimentos da pesquisa, aplicada ou teórica, na área de educação a distância (EaD);
  2. Difundir a produção cientí­fica de pesquisadores da área de educação a distância (EaD), inseridos em Institutos de pesquisa e de educação superior no Brasil e no exterior;
  3. Propiciar um espaço para o debate teórico acerca de áreas de enfoques especí­ficos.

Plágio

A Revista Scientiarum Historia verificará a presença de plágio por meio das ferramentas OriginalityCheck ou SimilarityCheck, em todos os manuscritos submetidos antes de enviá-los para a revisão por pares. A Equipe Editorial considera como infração ética a publicação duplicada ou fragmentada de uma mesma pesquisa.

Processo de Avaliação pelos Pares

O fluxo completo, desde a submissão até a publicação final, está sumarizado a seguir:

A - Submissão do manuscrito no sistema eletrônico da revista EaD em Foco.

B - Pré-avaliação do manuscrito para verificar se há erros de formatação ou no preenchimento das informações, além de atestar se possui qualidade acadêmica suficiente para passar para a próxima etapa.

C - Dois pareceristas "ad hoc" são selecionados para avaliar o manuscrito (duplo cego), tendo as seguintes opções: Aceitar, Correções obrigatórias, Submeter novamente para avaliação ou Rejeitar. Em caso de divergência dos pareceres, outros avaliadores serão selecionados.

D - O autor deve considerar as recomendações tecidas pelos pareceristas e realizar, caso necessário, as moficiações solicitadas. Ao retornar com uma nova versão, explicitar aos revisores ao final do documento as alterações realizadas, que podem estar também em destaque no corpo do texto (vermelho ou azul). Caso todas as alterações se dêem de forma satisfatória, o Editor-chefe dará a decisão final para a publicação do manuscrito, mesmo que tenha sido previamente aprovado pelos pareceristas. Após algumas rodadas de avaliação, caso permaneçam lacunas que ainda comprometam a qualidade do trabalho, o manuscrito deverá ser rejeitado.

E - Os autores são notificados sobre a aprovação do artigo e, logo após, é publicado em uma versão temporária (prelo);.

F - Paralelamente, o manuscrito é submetido à revisão de lingua portuguesa e inglesa, seguindo para fase de diagramação, quando é gerada a versão final.

G - O artigo publicado em formato temporário (prelo) é substituido pela versão final.

Observações importantes

  • Alguns trabalhos presentes nas edições podem ser resultado de convites encaminhados a especialistas, em função de sua notória competência e excelência acadêmica na área.
  • O Editor-chefe poderá analisar a pertinência da publicação de resultados previamente apresentados em eventos cientí­ficos não indexados.
  • O Editor-chefe poderá a qualquer tempo realocar a seção do artigo desde que se verifique a sua inadequabilidade.
  • Todos os manuritos tramitam pelos mesmos procedimentos de avaliação, sob responsabilidade dos Editores Associados e dos Editores-chefes.
  • Artigos que contenham plágio, que não possuam termo de consentimento do uso de imagem (se cabí­vel) ou que estejam sendo avaliados ou publicados em paralelo em qualquer outra revista cientí­fica, parcial ou integralmente, serão rejeitados e arquivados, mesmo que já tenham sido aprovados previamente.
  • Caberá ao Editor-chefe ou aos Editores Associados arbitrar sobre qualquer outro problema não previsto nesta descrição.
  • Seguindo as novas tendência de abertura do processo de avaliação, a Revista EaD em Foco oferece aos autores e pareceristas a opção de dialogarem sobre a pesquisa, sem a revelação das identidades.

Periodicidade

A revista EaD Foco possui uma edição anual em fluxo contí­nuo (rolling pass) para todas as publicações.

Polí­tica de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princí­pio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Insituição responsável

Fundação Cecierj – Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – (SECTI).

Endereço

Prédio da Central do Brasil - Praça Cristiano Otoni, S/N - 6º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20221-250. 

Correio eletrônico

eademfoco@cecierj.edu.br